Os alunos e as tecnologias de informação - um estudo
O National Literacy Trust do Reino Unido e a RM Books estão a
investigar o impacto dos ebooks na motivação para leitura e nas
competências leitoras das crianças e jovens de 100 escolas do Reino
Unido. Os resultados deste estudo serão conhecidos apenas daqui a um
ano, em outubro de 2015. Entretanto, foi disponibilizado um estudo
exploratório de revisão de literatura – The Impact of ebooks on the Reading Motivation and Reading Skills of Children and Young People, – que faz uma síntese de diferentes estudos publicados nos últimos anos sobre o impacto das tecnologias na leitura.
Algumas das principais conclusões do National Literacy Trust:
Quase todas (97%) as crianças disseram que tinham acesso a
dispositivos electrónicos, como computadores, tablets, telefones e
e-readers, e quase todas ( 97%) tinham acesso à internet em casa.
As crianças inquiridas são propensas a dizer que leem mais no ecrã do que no papel fora da escola:
68,7 % afirmam que leem num computador, telemóvel ou tablet, em
comparação com 61,8% de leitura de formatos impresso (por exemplo, um
livro, revista ou jornal).
Mais de metade (52,4%) prefer ler em dispositivos electrónicos, em
comparação com apenas menos de um terço (32%) que disseram preferir ler
em papel.
A proporção de crianças que já tinha lido um ebook subiu de 25% para 46% entre 2010 e 2012 .
A proporção de pessoas que sentiram que ebooks teria um efeito
positivo sobre a sua motivação para a leitura aumentou de 33% para 49%
em relação ao mesmo período.
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