quarta-feira, 24 de junho de 2026

Balanço do Projeto "Ler fora da Escola"

Ao longo do ano letivo 2025/2026, a educadora e as professoras titulares de turma da Escola Básica de Nesprido desenvolveram o projeto «Ler Fora da Escola», em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento, envolvendo ativamente os alunos e as suas famílias na promoção da leitura para além do contexto escolar.

O projeto teve como principal objetivo incentivar hábitos de leitura em diferentes contextos do quotidiano, valorizando a leitura como uma atividade prazerosa, enriquecedora e promotora de laços familiares. Ao longo do ano, os alunos foram desafiados a ler em diversos espaços, dentro e fora de casa, partilhando esses momentos com familiares, amigos e outros elementos da comunidade.

Através de um Classroom criado especificamente para o projeto, foram partilhados roteiros, fotografias, vídeos e testemunhos, permitindo acompanhar o desenvolvimento das atividades e criar uma verdadeira comunidade de leitores.

A adesão foi muito positiva, evidenciando o entusiasmo dos alunos e o envolvimento das famílias. As atividades contribuíram para estimular o gosto pela leitura e promover competências de literacia fundamentais para o sucesso educativo.

A colaboração entre a escola, a Biblioteca Escolar e as famílias revelou-se um dos pontos fortes da iniciativa, reforçando a importância da leitura como responsabilidade partilhada e promovendo a ligação entre escola e família.

No final do projeto, o balanço é claramente positivo, destacando-se o envolvimento, a qualidade das experiências e o entusiasmo demonstrado ao longo do ano. A Escola e a Biblioteca agradece a todos os participantes e reafirma o compromisso de continuar a promover a leitura.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ler é Crescer

Em reconhecimento pelo seu exemplar interesse pela leitura, pela assiduidade na utilização da Biblioteca Escolar e pelo entusiasmo demonstrado na descoberta do conhecimento através dos livros, é atribuído à aluna Elisa Rodrigues Vicente o Certificado de Mérito de Melhor Leitora da Biblioteca Escolar da Escola Básica Mestre Arnaldo Malho.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Melhor leitora

Eis a nossa Melhor Leitora deste ano letivo! Parabéns, Valentina Paula! 

Vencedores_Problema do Mês

Foi inspirador ver o empenho e a regularidade com que os alunos aceitaram este desafio mensal. Parabéns a todos os que participaram, que testaram o raciocínio, a lógica e a persistência e que provaram que resolver problemas também pode ser uma grande diversão.

Vencedores 1.ºCEB

Vencedores 2.ºCEB

Património cultural

No âmbito da disciplina de EV e ET, a turma do 6.ºB criou um jogo de memória com narrativas visuais que celebram o património cultural de Portugal. Esta iniciativa que une arte, educação e cidadania culminou com a oferta do jogo à Biblioteca Escolar, permitindo que todos possam aprender e divertir-se, enquanto descobrem a riqueza do nosso país.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Leituras encenadas I Concurso de soletração

O Dia do Agrupamento foi vivido com enorme entusiasmo, criatividade e uma forte partilha cultural por toda a comunidade escolar. Entre as várias atividades que preencheram o programa, a palavra - escrita, falada e interpretada - esteve em grande destaque, captando a atenção de alunos.

O tão aguardado concurso de soletração celebrou o empenho e o bom uso do nosso idioma; as leituras encenadas provaram que ler também é uma arte que se partilha e se sente.

EcoAventura na Biblioteca

No Dia do Agrupamento, os nossos pequenos exploradores participaram no Peddy PaperEcoAventura na Biblioteca” dedicado à sustentabilidade, à descoberta e ao trabalho em equipa!

Foi um momento de grande entusiasmo, cooperação e aprendizagem ativa, onde a biblioteca escolar da EB Mestre Arnaldo Malho se transformou num espaço de aventura, criatividade e consciência ecológica. 

Parabéns a todos os participantes pelo empenho e espírito de equipa.

Pequenos gestos fazem um planeta melhor!

quarta-feira, 27 de maio de 2026

"Conto(s) Contigo" voltou a sair à rua

Há momentos em que as histórias não podem ficar guardadas nas estantes, têm de ganhar asas e ir ao encontro de quem mais as espera. Foi precisamente isso que aconteceu: o projeto "Conto(s) Contigo" voltou a sair à rua, de braço dado com a nossa já icónica Malinha de Histórias, para levar a magia da leitura às crianças do pré-escolar e 1.ºCEB. Desta vez, estivemos na EB de Nesprido e de Povolide.

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Dia Internacional da Família

No passado dia 15 de maio, assinalou-se o Dia Internacional da Família, uma data que destaca a importância da família enquanto núcleo estruturante da sociedade e primeiro espaço de educação, afeto e desenvolvimento das crianças.

A família desempenha um papel fundamental na formação de valores, proporcionando um ambiente de proteção, segurança, amor e compreensão, essenciais para o crescimento harmonioso de cada criança.

Associando-se a esta comemoração, a Biblioteca Escolar da EB Mestre Arnaldo Malho, em articulação com a Educação Pré-Escolar, promoveu uma atividade que reforçou o conceito de família através de duas práticas simultaneamente lúdicas e pedagógicas: a leitura e o desenho.

Esta iniciativa proporcionou momentos de partilha, criatividade e reflexão, valorizando os laços familiares e incentivando as crianças a expressarem, de forma livre e criativa, o significado da família nas suas vidas.

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Dia da Europa

O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

No âmbito das comemorações, os alunos do 8.º ano, turmas A, B e F, desenvolveram um trabalho de pesquisa sobre os países da União Europeia. A atividade culminou na realização de uma exposição, onde foram apresentados diferentes aspetos culturais, históricos e geográficos de cada país.

A iniciativa promoveu o espírito europeu, incentivando o conhecimento, a partilha e o respeito pela diversidade, ao mesmo tempo que reforçou competências de investigação e comunicação dos alunos.