terça-feira, 14 de abril de 2020

CLUBE DOS CURIOSOS

Desafio do mês de abril

William Shakespeare nasceu a 23 de abril de 1564 em Strtford-upon-Avon, Inglaterra. Iniciou os seus estudos na sua cidade natal, mas aos 13 anos a família empobreceu e o jovem teve que deixar os estudos e trabalhar no comércio do pai. Aos 18 anos, casou com Anne Hathaway, com quem teve três filhos: Susanna e os gémeos Hamnet e Judith.
Nessa época, Shakespeare já escrevia versos e assistia a todas as representações das companhias que chegavam a Stratford.
Em 1586, envolveu-se com más companhias e foi obrigado a deixar a família e procurar refúgio em Londres. Trabalhou em várias funções, entre elas, a de guardador de cavalos na porta do teatro de James Burbage, o primeiro teatro de Londres. Rapidamente, começou a prestar serviços nos bastidores.
Nessa época, período do reinado de Elizabeth I, Londres vivia uma intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crónicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo. Passou a ser o copista oficial da companhia e também representava pequenos papéis. Em 1589 já adaptava peças de autores anónimos e escrevia o maior número das peças apresentadas no GlobeTheatre.  
A arte de Shakespeare compreende muitas peças teatrais, entre comédias românticas, tragédias e dramas históricos, poemas narrativos e sonetos. A obra de Shakespeare foi dividida em três fases que acompanham o amadurecimento do dramaturgo.
Ao longo dos anos, Shakespeare tornou-se o maior dramaturgo da literatura universal. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra.
As suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e, atualmente, são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo.  Muitos dos seus textos e temas permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.

William Shakespeare morreu aos 52 anos no mesmo local onde nasceu a...

a23 de fevereiro 1616
a15 de abril de 1616
a23 de abril de 1616

Envia a resposta para biblioteca@aeviso.pt, com o nome, número e turma. Escreve no assunto do email “Desafio mês de abril”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.