sábado, 21 de março de 2020

Dia Mundial da Árvore e da Floresta


Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "ArborDay". Em Portugal, a primeira Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o primeiro Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972, passando a comemorar-se a partir daí nessa data.

A importância das florestas

As florestas são áreas extremamente importantes para o meio ambiente e para a economia de uma região. Delas retiramos matéria-prima para a construção de móveis e imóveis, alimento e até mesmo compostos importantes para a fabricação de medicamentos. Além disso, essas áreas previnem deslizamentos de terra, servem de lar para uma variedade de espécies, relacionam-se com o regime de chuvas, conservam recursos hídricos e o solo e armazenam carbono.

As alterações sofridas nas florestas portuguesas

A floresta portuguesa é característica de um clima mediterrânico e, em tempos, era constituída em larga escala por espécies como o carvalho-alvarinho, o castanheiro, a azinheira, o sobreiro, o medronheiro e a oliveira. Dessas áreas restam manchas florestais e das espécies apenas pequenas zonas ou núcleos.

CURIOSIDADE

Em 1984 a personagem Cangurik, mascote do chocolate Nesquik, foi o rosto da campanha para a preservação da floresta.
Paralelamente foi lançado um single com música de Carlos Paião e interpretado por Joel Branco. Ouve em...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.