segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Em outubro... "Vamos imaginar"

  Este ano o tema sugerido pelo IASL para mês de outubro, mês em que se celebra o trabalho realizado pelas Bibliotecas Escolares, convida a imaginar “Vamos imaginar”. Os desafios atuais exigem ação, intervenção, reflexão do leitor, o que implica a dinamização de atividades significativas em que ele leia e interaja com o texto e, desejavelmente, retire prazer das leituras que realiza.
    Procurámos, assim, dinamizar atividades lúdicas e de aprofundamento da leitura, que desenvolvessem a imaginação, que suscitassem emoções e sentimentos de forma prazerosa e que convidassem à comunicação da linguagem verbal e pictórica.
   As crianças foram envolvidas emotivamente no imaginário das histórias e impulsionadas, a postiori, a expressarem numa tela o diálogo que tiveram com o texto, recorrendo à expressão plástica.

   Para dar asas à sua imaginação, partimos do livro “Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros”, de Emily Mackenzie, uma história divertida que acompanha as aventuras e desventuras de um coelho cujo amor por livros o coloca em apuros. Passámos, também, pelo livro "Ha um monstro no teu livro", de Tom Fletcher, um livro interativo que muito divertiu as nossas crianças. Abordámos, ainda, o livro "Riscarriscos", de Clara Cunha e Marta Madureira para cada criança descobrir o pequeno artista que vive dentro de si: “A Arte está dentro de nós, se a tiveres não a consegues esconder, ela revela-se!” Eis a imaginação a revelar-se…

Na biblioteca da Escola Básica de Fragosela:



Na biblioteca da Escola Básica da Escola Mestre Arnaldo Malho:




Na biblioteca da Escola Básica do Viso:

 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.