terça-feira, 18 de março de 2014

O Caderno do Avô Henrich

 Hoje tivemos o privilégio de ter entre nós a autora da obra "O Caderno do Avô Henrich", Conceição Dinis Tomé, que foi Prémio Literário Maria Rosa Colaço Literatura Juvenil 2012.


Sinopse
Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava- se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida.
A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.