segunda-feira, 16 de maio de 2011

MANUEL ANTÓNIO PINA - PRÉMIO CAMÕES 2011

O escritor português Manuel António Pina é o vencedor do Prémio Camões 2011, o mais importante galardão de língua portuguesa.


Poeta e autor de livros para crianças, Manuel António Pina, de 67 anos, nasceu no Sabugal, é licenciado em Direito, foi jornalista e é tradutor, professor e cronista.
O Prémio Camões, criado em 1989 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um escritor cuja obra tenha contribuído para a projecção e reconhecimento da língua portuguesa, foi atribuído este ano a Manuel António Pina, por unanimidade do júri reunido no Rio de Janeiro.
Manuel António Pina é  licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista profissional no Jornal de Notícias (Porto), onde desempenhou igualmente funções de editor e chefe de redacção. Para além do JN,  colabora ainda com outros órgãos de comunicação, entre imprensa escrita, rádio. Foi também professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto e membro do Conselho de Imprensa. Recebeu já vários prémios literários e está traduzido e publicado em Espanha, Dinamarca e na Bulgária.
Conhecemos, particularmente, a sua obra para a infância. Aqui ficam alguns exemplos:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.