sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha - Espanha.

Assinala-se, amanhã, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, numa iniciativa que teve origem na Catalunha, no dia de São Jorge, e desde 1996, por decisão da UNESCO é celebrado mundialmente, na data que segundo vários calendários, dizem ter falecido importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
Uma das iniciativas da UNESCO e a escolha de uma cidade para capital mundial do livro. Este ano a escolhida é a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
Esta data simbólica para a literatura é assinalada com a oferta de uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Em Portugal, todos os anos, a DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas) assinala este dia com a publicaçãode um cartaz, pretendendo assim chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população. O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho. Nesta data é lançado o Passatempo "Voluntários da Leitura". ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.