segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Projeto "Ler fora da Escola"

A Escola Básica de Nesprido abriu as portas aos pais/Encarregados de Educação para uma sessão de partilha, dedicada à apresentação do projeto Ler fora da Escola. A iniciativa, dinamizada pela Educadora, Professoras titulares de turma e Professora Bibliotecária, teve como objetivo promover o trabalho sistemático no âmbito do treino e da valorização da leitura, mediante uma articulação escola/família, ancorada na colaboração das Bibliotecas Escolares do AE. Durante o encontro, foram apresentadas as linhas orientadoras do projeto e debatidas estratégias para motivar as crianças a ler mais. O momento foi marcado por grande adesão, revelando o compromisso da comunidade educativa em fomentar leitores mais autónomos, críticos e apaixonados por livros.

"Línguas: a tua ponte para o futuro"

Para assinalar o Dia Europeu das Línguas, os alunos do 2.ºCEB foram desafiados, na Biblioteca Escolar, a embarcar numa aventura de aprendizagem. Organizados em equipas, participaram num animado peddypaper que os levou a percorrer diferentes estações numa caça ao tesouro dedicada à diversidade linguística e cultural. Munidos de um passaporte intitulado “Línguas: a tua ponte para o futuro”, os participantes foram colecionando carimbos, à medida que ultrapassavam desafios: enigmas, curiosidades e tradições de diferentes países.

A atividade promoveu a valorização do multilinguismo e o respeito pela diversidade cultural, de uma forma lúdica e envolvente. Entre risos, cooperação e espírito de equipa, os alunos descobriram que aprender línguas é abrir-se a novas histórias, pessoas e mundos. É, de facto, uma ponte para o futuro!

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Bem-vindos!

Bem-vindos a um novo ano letivo!

Desejamos a todos os nossos leitores - pequenos e grandes - um ano cheio de curiosidade, de encontros felizes com as histórias e de aprendizagens que ficam para sempre.

Que este seja um tempo para ler mais, imaginar mais e partilhar mais. Uma biblioteca vive de livros, sim, mas sobretudo das pessoas que nela entram e a fazem ganhar voz.

Um bom ano para todos, com muitas e boas leituras!