"Doçura ou travessura?" 😈
Para assinalar o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, a atriz Sofia Moura da Companhia de Teatro "Mochos no Telhado" apresentou na Biblioteca Escolar da EB Mestre Arnaldo Malho, duas sessões do espetáculo “A Viagem da Lagarta”.
O que faz o tempo? Como é que ele nos transforma? Como é que nos prepara para o mundo? Acompanhamos a jornada da lagarta até esta se transformar numa bela borboleta.
Estamos certos de que, pela sua qualidade pedagógica, esta atividade proporcionou momentos de aprendizagem e alegria a todas as crianças da EPE.
Os alunos das turmas do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade da Escola Básica de Fragosela foram convidados a participar na atividade “outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar - A Ligar Comunidades".
Todos os rostos são diferentes mas, todos têm características comuns: os olhos, o nariz e a boca. Assim, todos os alunos foram desafiados a desenharem os seus rostos e a imprimirem neles as suas próprias características.
Aprender a respeitar as diferenças para assim podermos viver em harmonia neste planeta que é de TODOS.
A
iniciativa “Miúdos a Votos!” já está a decorrer por todo o país e os alunos da
EB Mestre Arnaldo Malho já começaram a escolher os livros que mais gostam, para
serem incluídos nas listas de livros a votos a nível nacional.
A
ideia da caixa dos livros ambulante surgiu do reaproveitamento de duas peças de
mobiliário esquecidas, ou por já não funcionarem, ou simplesmente por já não
serem necessárias às atividades escolares. E se lhes dermos uma nova
oportunidade de saírem do esquecimento coletivo? Uma nova função? Uma nova
vida?
Surge então a “Caixa Ambulante” decorada com os desenhos dos alunos, que assim, dará a conhecer novos livros e incentivar os alunos a participar nesta iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) Miúdos a Votos.
Considerando que as gerações com mais idade constituem uma importante base de conhecimento e experiência e cuja transmissão aos mais novos é fundamental. No "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - A Ligar Comunidades" a biblioteca escolar da EB Mestre Arnaldo Malho, lançou o desafio de ligar a respetiva comunidade escolar à comunidade sénior da localidade onde se insere. Nesse sentido, convidámos o Centro Social Paroquial de Rio de Loba a participar na realização de uma atividade promovida pela biblioteca escolar.
Deste modo, os mais novos partirão de uma base de conhecimento mais enriquecida, esperando-se que eles próprios, por sua vez, possam vir a acrescentar o seu contributo para o desenvolvimento do mundo nas diversas vertentes social e cultural.
Os professores do 1º CEB e a educadora social da equipa técnica do CSPRL prepararam respetivamente, alunos e utentes para a leitura de poemas, lendas tradicionais e canções populares. No final, vão colaborativamente, construir e decorar várias árvores intergeracionais que serão expostas na entrada da escola.
O contacto com os livros e as histórias através da leitura feita pelos pais ou outros familiares das crianças em idade pré-escolar, contribui para aumentar o seu vocabulário e estimular, no futuro, o gosto pela leitura.
Com o espírito de envolver os alunos na descoberta do fundo documental da Biblioteca Escolar, decorreu, de 14 a 18 de outubro, o Peddypaper “Caça ao tesouro literário”, que contou com a participação de grupos de alunos de todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos. Foi curioso perceber o divertimento e entusiasmo dos nossos alunos na concretização deste desafio.
O AMOR é todas as coisas boas e eu vejo-o em todo o lado. É todos os momentos pequeninos que me deixam feliz. Um livro escrito e ilustrado por Inês da Fonseca.
Os utilizadores da Biblioteca da EB do Viso vão sentir-se desafiados, ao longo do ano letivo, a resolver enigmas que estimulam o raciocínio e a criatividade. Os Desafios vão ser colocados, periodicamente, num dos expositores da Biblioteca.
A Biblioteca Escolar da EB Mestre Arnaldo Malho convidou os Encarregados de Educação a participarem/colaborarem na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Para promover o livro e a leitura, uma mãe selecionou o livro "Eu não quero Ler!" de A. P. Hernández.
A obra apresentada foi o ponto de partida para os alunos do 3ºano refletirem, dialogarem e colocarem algumas questões sobre a importância da leitura. Foi um momento muito divertido e repleto de emoções.
Para que a Biblioteca Escolar se constitua como um recurso de informação e um espaço de aprendizagem, acessível a toda a comunidade escolar, deve funcionar em regime de livre acesso, permitindo a procura autónoma de informação e a sua utilização em diferentes situações. (RBE)
Para uma utilização responsável das mesmas, é
necessário que crianças e alunos conheçam os seus serviços, a sua organização e
as suas regras.
Neste mês em que se celebram as bibliotecas
foram também apresentadas algumas novidades literárias às crianças da EPE e aos alunos
do 1º CEB das EB Mestre Arnaldo Malho e Fragosela.
Continuamos no espaço da Biblioteca Escolar da EB do Viso a recordar a importância de "Ligar comunidades" de vivências, saberes e culturas.
Que todos os nossos alunos se sintam bem acolhidos num espaço de tantas leitur@s!
Consultem as normas de participação AQUI.
Acreditamos que a aprendizagem vai além das salas de aula e que, juntos, podemos fazer a diferença.
A
equipa da Biblioteca convida todos os elementos da Comunidade Escolar a
enfrentar o Problema do Mês que será colocados em vários locais da escola:
biblioteca, átrio, sala dos professores, secretaria.
Vamos estimular o nosso cérebro! Participem!
Como vem sendo hábito, recebemos na Biblioteca Escolar da EB do Viso todas as turmas do 5º ano para a formação do utilizador. Os alunos foram convidados a realizar um Bibliopaper, a fim de conhecerem os recursos e serviços disponibilizados pela Biblioteca e algumas regras de utilização. Aproveitou-se a sua presença para divulgar atividades/desafios que a equipa desse espaço de saberes levará a cabo.
Sob o lema “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades”, criámos a figura do leitor que une as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, as comunidades nele inseridas e, naturalmente, o livro, como objeto afetivo e cultural. A leitura é uma fonte inesgotável de socialização, união e partilha dos povos.
Afinal,
é de histórias que somos feitos.
Celebrado anualmente em todo o mundo, outubro
é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se este ano no dia 28 sob o tema Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!