segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia de Halloween... na BE!

A BE preparou algumas surpresas para comemorar o Halloween!
Num ambiente de "assustar" realizaram-se duas sessões de cinema para preencher as horas de almoço dos alunos, nas quais o Casper e o Scooby-Doo foram os protagonistas principais.


Foi ainda preparada uma montra de livros "assustadores", "fantasmagóricos", "diabólicos", de "terror"... tão do agrado dos nossos jovens, ficando ao dispor para requisição domiciliária.



sábado, 29 de outubro de 2011

Os alunos de Fragosela também visitaram o "Castelo dos Livros"!

A comemoração do "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" continuou na semana de 24 a 28 de Outubro, desta vez na Biblioteca Escolar da EB1 de Fragosela. Dentro do "Castelo dos Livros" ou na "Biblioteca onde cabe toda a gente", as crianças/alunos puderam participar numa sessão de leitura e ouvir alguns conselhos e normas a ter em conta quando se frequenta este espaço.


No final das sessões foi lançado um desafio aos vários grupos: os mais pequeninos irão desenhar-se no espaço da biblioteca (acrescentando, desta forma, mais páginas ao livro de Mafalda Milhões) e os mais velhos farão uma composição escrita sobre uma experiência vivida no "castelo dos livros"/biblioteca. Os trabalhos realizados serão oportunamente divulgados.




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Visita ao "Castelo dos Livros"

Tem estado animada a nossa Biblioteca Escolar!!
No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo dia se assinala hoje, este espaço transformou-se no "Castelo dos Livros", abrindo portas a Visitas Guiadas para os alunos do 5º Ano (recém-chegados à Escola EB 2,3).


As professoras bibliotecárias, aproveitando este encontro com cada uma das turmas do 5º Ano, efectuaram uma pequena formação do utilizador da BE, para além de uma sessão de leitura à volta do livro "O Castelo dos Livros", de Maria Teresa Maia Gonzalez.
Os alunos mostraram-se bastante receptivos às actividades propostas e participaram de forma activa. No final, avaliaram as sessões realizadas, tendo-se manifestado muito positivamente em relação ao interesse e à utilidade das mesmas.


Voltem sempre! Façam da Biblioteca o vosso "Castelo de Livros"! Desta forma poderão também tornar-se biblionários!



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar


No âmbito das actividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo dia se assinala este ano a 24 de Outubro, a Equipa das Bibliotecas do Agrupamento promove Visitas Guiadas à BE nas semanas de 17 a 21 (na BE da escola sede) e de 24 a 28 (na BE da EB1 de Fragosela).
Esta actividade pretende dar a conhecer o fundo documental existente nas BE, explicar o modo como está organizado e sensibilizar os alunos para uma correcta utilização deste espaço. Será distribuído aos alunos o Guia do Utilizador da BE. 
Visando também a promoção do livro e da leitura, as visitas integrarão sessões de leitura a partir das obras seleccionadas:
- "A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente", de Mafalda Milhões (para os alunos do pré-escolar e do 1º/2º anos do 1ºCEB);
- "O castelo dos livros", de Maria Teresa Maia Gonzalez, para os alunos dos 3º/4º anos do 1ºCEB e do 5º ano do 2ºCEB). 

Consultar o Guia do Utilizador da BE
               » EB 2,3 do AEViso
               » EB1 de Fragosela
Ver aqui o Calendário das Visitas Guiadas:
               » EB 2,3 do AEViso - 5º Ano
               » EB1 de Fragosela - pré-escolar + 1ºCEB


domingo, 16 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação comemora-se a 16 de Outubro. Esta data, que celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945, uma organização cujo objectivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural, foi festejada pela primeira vez em 1981.
Este ano o tema escolhido é "O preço dos alimentos - da crise à estabilidade" e tem como objectivo sensibilizar para esta tendência, bem como para o que pode ser feito para mitigar o seu impacto sobre as populações mais vulneráveis.

As oscilações de preços representam uma grande ameaça para a segurança alimentar nos países em desenvolvimento e os mais atingidos são os pobres. De acordo com o Banco Mundial, em 2010-2011 os custos dos alimentos empurraram cerca de 70 milhões de pessoas para a extrema pobreza.
Portugal associa-se a esta comemoração assinalando a data com uma reflexão sobre a coexistência de uma alimentação saudável a baixo preço.
(Fonte: http://www.portaldasaude.pt)

No âmbito desta temática e com o intuito de ajudar os alunos na elaboração dos trabalhos escolares sobre este assunto, a BE divulga um FOLHETO INFORMATIVO sobre o fundo documental disponível, relacionado com a tema da "Alimentação". (ver folheto)

Vem à biblioteca e consulta o material que te disponibilizamos.
Bons trabalhos e... PRATICA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Concurso de Quadras de Outono/S. Martinho


No âmbito de uma Feira Outonal, a realizar na escola sede do AEViso, no próximo dia 16 de Novembro, a Biblioteca Escolar promove um Concurso de Quadras de Outono/S. Martinho
Este concurso destina-se a todos os alunos dos 1º, 2º e 3º CEB do Agrupamento e tem como objectivos preservar as tradições populares e desenvolver o gosto pela escrita.
Consulta o regulamento e PARTICIPA!


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Literatura 2011

O Prémio Nobel da Literatura 2011 foi atribuído ao sueco Tomas Transtromer.

 imagem retirada daqui

Poeta, com 80 anos de idade, nasceu a 15 de Abril de 1931 em Estocolmo. É considerado um dos poetas vivos mais traduzidos em todo o mundo (em 30 línguas). A sua obra abarca temas como a morte, a História, a memória e a natureza.
O escritor tinha um carinho especial por Portugal, tendo um poema dedicado a Lisboa e outro ao Funchal. 
A cerimónia de entrega dos Prémios Nobel 2011 realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro, na capital sueca.

( ver mais sobre o autor aqui )

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A poesia dos dias - Calendário poético online 2011



"TODO O TEMPO"
No Calendário poético on-line, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Coimbra com a colaboração das escolas da cidade, encontra um poema para cada um dos 365 dias do ano. Porque todo o tempo é de Poesia, desde a névoa da manhã à névoa do outro dia.