sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha - Espanha.

Assinala-se, amanhã, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, numa iniciativa que teve origem na Catalunha, no dia de São Jorge, e desde 1996, por decisão da UNESCO é celebrado mundialmente, na data que segundo vários calendários, dizem ter falecido importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
Uma das iniciativas da UNESCO e a escolha de uma cidade para capital mundial do livro. Este ano a escolhida é a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
Esta data simbólica para a literatura é assinalada com a oferta de uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Em Portugal, todos os anos, a DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas) assinala este dia com a publicaçãode um cartaz, pretendendo assim chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população. O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho. Nesta data é lançado o Passatempo "Voluntários da Leitura". ler mais

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cata Livros, novo portal para catar novos leitores

CATA LIVROS

Este novo projecto, apresentado dia 5 de Abril foi desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA. Utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos. O portal é dirigido aos leitores iniciais e medianos (sensivelmente, dos 8 aos 12 anos) e está construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, e que levam títulos como “salão salamaleque”, “janela de papel” ou “cozinhório & laboratinha”.

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro Infantil - actividades da BE

A 2 de Abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, uma data que se associa ao aniversário de Hans Christian Andersen (escritor dinamarquês de histórias infantis), nascido em 1805 e falecido em 1875. [ver mais sobre este autor]
A comemoração deste dia tem como principal objectivo estimular no público mais jovem o gosto pela leitura, tal como reforça a Mensagem difundida pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil) – [ver mensagem]

 
Neste sentido, a Equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento vai desenvolver, durante a próxima semana, actividades de promoção da leitura e da escrita, junto das crianças do 1º CEB, tendo como mote “O nosso livro de histórias”.
Para além da motivação para a leitura, esta actividade pretende levar as crianças à produção de histórias escritas ilustradas, dando continuidade ao estímulo suscitado nos encontros com o ilustrador Rui Castro, ocorridos na semana passada.
No final, pretende-se construir um Livro de Histórias Digitais com os melhores trabalhos das escolas, a publicar/divulgar posteriormente neste Blogue.